Sites Grátis no Comunidades.net

 BETESDA


Rating: 3.1/5 (561 votos)





ONLINE
1





"NOSSA MISSÃO PREGAR O EVANGELHO "


Total de visitas: 152670
EST/NAMORO E CASAMENTOS

Ansiedade pela Vida Sentimental

 

Persevere firme naquilo que você quer alcançar, certamente quando você menos imaginar e esperar, o que você quer para sua vida sentimental vai acontecer

 

            A ansiedade é um sentimento muito forte que aparece no coração de muitas pessoas e não tem fase da vida para aparecer. Esse sentimento faz com que o ser humano queira alcançar antecipadamente os seus objectivos, suas metas e conquistas. Esse sentimento é algo que atrapalha a vida de qualquer pessoa; por isso Deus, através da Bíblia Sagrada, nos mandou tomar cuidado no que diz respeito à ansiedade, como está escrito no livro de Tiago 5.7: “Sede, pois, irmãos, pacientes.” E ser paciente é o oposto de ser ansioso, ser completamente contrário àquela pessoa que apressadamente deseja ver as suas conquistas realizadas imediatamente e, muitas vezes, sem sequer estar preparada para tomar posse das mesmas e saber administrá-las como convém.

            Na vida sentimental isso também acontece, principalmente com aqueles que estão sozinhos ou aqueles que querem reconstruir sua vida sentimental encontrando uma outra pessoa, uma vez que o relacionamento anterior se acabou. Então, a pessoa tem pressa de encontrar logo alguém, de buscar a pessoa amada, querida, e às vezes a ansiedade faz com que troque a bênção que espera de Deus pela maldição que este mundo acaba oferecendo.

            De repente você é a pessoa que não tem conseguido ser paciente, está ansioso no aguardo do retorno da sua fé, de seus propósitos com Deus, enfim, daquilo que o seu coração deseja. Por mais ansioso que você esteja, você não vai conseguir fazer com que Deus mova as Suas mãos para abençoar do jeito que você quer e no tempo que você deseja. Ao contrário, Deus fará segundo a Sua própria vontade, pois assim certamente será o melhor para aqueles que desejam a felicidade sentimental, reconstruir a sua felicidade, encontrar a pessoa certa para namorar, noivar e se casar.

            Por exemplo, quando você coloca uma leiteira no fogo, obviamente com leite dentro, e fica ali vigiando o leite para que ele não ferva e transborde sujando todo o fogão, a sensação é de que está demorando bastante tempo para ferver. Mas quando ela põe no fogo e dá as costas para fazer outra coisa, rapidamente acontece o processo de fervura e o leite derrama sujando o fogão. Então a pessoa pensa: “Poxa, como esse leite ferveu rápido!”

            É assim que acontece quando colocamos nas mãos de Deus aquilo que queremos e precisamos para nossas vidas, e você para a sua vida sentimental. Então, saiba meu amigo(a), que Deus age no Seu tempo. Se você continuar lendo o capitulo 5 do livro de Tiago no versículo 11, diz: “Eis que temos por felizes os que perseveram firmes.

 

            Que Deus faça o seu coração descansar, confiando e crendo que Ele certamente há de lhe abençoar.

 

CONSELHOS AOS CASAIS

 

01

Nunca fiquem ambos zangados ao mesmo tempo

02

Nunca lance em rosto um ao outro um erro do passado

03

Nunca se esqueçam das horas felizes de quando começaram a se amar

04

Nunca se encontrem sem um termo bem vindo

05

Nunca usem indiretas, quer estejam sozinhos ou em presença de outros

06

Jamais grite um com o outro, a não ser que a casa esteja pegando fogo

07

Procure cada um se esforçar ao máximo para estar de acordo com os desejos do outro

08

Seja a renúncia de si mesmo o alvo e a prática de cada dia

09

Nunca deixem o sol se pôr sobre qualquer zanga ou ressentimento; melhor mesmo é não zangar-se!

10

Jamais dêem ensejo a que um pedido razoável tenha de ser feito duas vezes

11

Nunca façam um comentário em público, que possa magoar o outro Pode parecer engraçado, às vezes, mas fere

12

Nunca suspirem pelo que poderia ter sido, mas tirem o melhor partido daquilo que é

13

Não censurem nunca, a não ser que tenham a certeza de que uma falta foi cometida, e mesmo assim falem sempre com amor

14

Jamais se separem sem palavras amáveis, nas quais pensem enquanto separados. Breves palavras proferidas na manhã preenchem um longo dia

15

Não deixem que nenhuma falta cometida fique sem ser confessada e perdoada

16

Não se esqueçam que o lugar mais próximo do céu na terra é aquele em que duas almas se tornam rivais no altruísmo

17

Não fiquem satisfeitos enquanto não tiverem certos de que estão ambos trilhando o caminho estreito e reto, um ajudando o outro

18

Jamais se esqueçam que o casamento foi estabelecido por Deus e que só a sua benção pode torná-lo o que deve ser

19

Não permitam que esperanças terrenas os distanciem do lar eterno

20

Jamais deixem de regar o amor com muito carinho e afeto

 

10 Mandamentos do Namoro


Quais são os 10 mandamentos do namoro?

Namoro é uma fase muito bonita. É definida como o ato de galantear, cortejar, procurar inspirar amor a alguém. O namoro cristão, tenha a idade que tiver, deve ser uma convivência afetiva preliminar que amadurece e prepara o casal para o compromisso mais profundo. O contrário disso, longe dos princípios de Deus, pode resultar em uma experiência nociva e traumática. Observe alguns princípios que ajudam a manter o seu namoro dentro do ponto de vista de Deus.

1. Não namore por lazer: namoro não é passatempo e o cristão consciente deve encarar o namoro como uma etapa importante e básica para um relacionamento duradouro e feliz. Casamentos sólidos decorrem de namoros bem ajustados.

2. Não se prenda em um jugo desigual (II Co 6:14-18): iniciar um namoro com alguém que não tem temor a Deus e não é uma nova criatura pode resultar em um casamento equivocado. E atenção: mesmo pessoas que freqüentam igrejas evangélicas podem não ser verdadeiros convertidos ou não levarem o relacionamento com Deus a sério.

3. Imponha limites no relacionamento: o namoro moderno, segundo o ponto de vista dos incrédulos, está deformado e nele intimidade sexual ou práticas que levam a uma intimidade cada vez maior são normais, mas o namoro do cristão não deve ser assim, o que nos leva ao próximo mandamento.

4. Diga não ao sexo: Deus criou o sexo para ser praticado entre duas pessoas que se amam e têm entre si um compromisso permanente. É uma bênção para ser desfrutada plenamente dentro do casamento; fora dele é impureza.

5. Promova o diálogo e a comunicação: conversar é essencial, estabeleça uma comunicação constante, franca e direta e não evite conversar sobre qualquer assunto.

6. Cultive o romantismo: a convivência a dois deve ser marcada por gentileza, cordialidade e romantismo. Isso não é cafona, nem é coisa do passado e traz brilho ao relacionamento.

7. Mantenha a dignidade e o respeito: o namoro equilibrado tem um tratamento recíproco de dignidade, respeito e valorização. O respeito é imprescindível para um compromisso respeitoso e duradouro. Desrespeito é falta de amor.

8. Pratique a fidelidade: infidelidade no namoro leva à infidelidade no casamento. Fidelidade é elemento imprescindível em qualquer tipo de relacionamento coerente à vontade de Deus, que abomina a leviandade.

9. Assuma publicamente seu relacionamento: uma pessoa madura e coerente com a vontade de Deus não precisa e nem deve lutar contra seus sentimentos ou escondê-los.

10. Forme um triângulo amoroso: namoro realmente cristão só é bom a três: o casal e Deus. Ele deve ser o centro e o objetivo do namoro.

Deixe Deus orientar e consolidar seu namoro. Viva integralmente as bênçãos que Deus tem para você através do namoro. E seja feliz.



EU BASEAREI MEU NAMORO NOS PRINCÍPIOS E PROPÓSITOS DE DEUS.


PADRÕES NO NAMORO

 

RELACIONAMENTO DE CONFLITO

    Quando os desejos sexuais se tornam mais fortes do que os desejos espirituais, causam conflito entre e o casal e entre eles e Deus. Os pensamentos, vontades e emoções são controlados pelos desejos sexuais.

RELACIONAMENTO DE LIBERDADE

    Quando os desejos sexuais, os pensamentos, vontades e emoções são controlados pelo Espírito, o casal desfrutará de um relacionamento de liberdade.

EU BASEAREI MEU NANOMORO NOS PRINCÍPIOS E PROPÓSITOS DE DEUS

        Os valores, alvos, e comportamento de duas pessoas que namoram, noivam e casam precisam ser baseados nos conceitos e propósitos de Deus. Para um casamento cristão, é imprescindível que ambos tenham Cristo como centro de suas vidas.

        Para que uma pessoa cristã tome uma decisão correta na escolha do seu namorado, ela precisa conhecer a outra pessoa. Por isso sugiro um período de "amizade profunda". Este período serve para saber:

A. Se a outra pessoa já tomou uma decisão de seguir a Jesus.

B. Qual é o nível de comprometimento dela com Cristo.

C. Quais são os seus hábitos devocionais ?

  • Ela lê a Bíblia diariamente ?
  • Conversa com Deus ?
  • Faz parte de uma igreja local que prega e ensina a Palavra de Deus ?

D. Que tipo de relacionamento ela tem com os pais ?

            Tudo isto e mais ainda, faz parte do conhecimento que uma pessoa cristã deve possuir antes de iniciar o namoro. Este período de "amizade profunda" serve para ter conversas abertas, ler a Palavra de Deus, orar, passear, etc. Porém, não há nenhum envolvimento físico, mas sim envolvimento espiritual, mental e emocional, a fim de que a decisão seja racional e dentro dos padrões de Deus.

       Deus quer participar do seu namoro. O crente tem a tendência
de dividir a vida em atividades espirituais e as "cotidianas". Por exemplo: muitos jovens pensam que lecionar na Escola Dominical é, naturalmente, uma atividade espiritual. Mas nunca julgam que conversar com sua garota ou seu namorado, comer uma pizza juntos, seja uma atividade espiritual. O apóstolo Paulo derruba esta idéia quando fala em I Coríntios 10.31:

"Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer; fazei tudo para a glória de Deus."

           Como um casal pode basear seu namoro nos princípios e propósitos de Deus, se Deus não tem parte integral nesse namoro ? Deus quer que os dois cresçam em sua vida espiritual. Esta será a melhor maneira de desenvolver unidade espiritual em seu relacionamento. Se não desenvolverem este alicerce, seu casamento não poderá resistir às tempestades e crises que a vida conjugal há de trazer. Jovem, sem os princípios e propósitos de Deus claramente definidos, não há base para tomar decisões no seu namoro, noivado e casamento.

 

 

C. Coloquem a Palavra de Deus como regra de fé e

Quando a intimidade física se desenvolve antes da intimidade espiritual uma nuvem de culpa aparece entre o casal e entre eles e o Senhor.

A unidade é alcançada quando os dois procuram chegar a Deus através de suas vidas pessoais, quando cada um desenvolve seu relacionamento com Deus, o resultado será maior capacidade de comunicar e melhor comunhão no namoro.

 

PADRÃO DA SOCIEDADE

       No padrão da sociedade cada pessoa procura suprir as próprias necessidades através do relacionamento do namoro e noivado. O rapaz geralmente busca intimidade física e a moça quer comprometimento emocional. Conscientemente ou inconscientemente cada um tenta inclinar a balança para o seu lado, disposto a suprir suas necessidades mais imediatas.

PADRÃO DE DEUS

        No padrão de Deus deve-se procurar suprir as necessidades do outro através do relacionamento do namoro e noivado. A sua motivação deve ser "outro-centralizada" e não auto-centralizada. Quando há um comprometimento aos padrões de Deus o valor da outra pessoa é prioritário. Se Deus achou tão valiosa a vida de uma pessoa a ponto de entregar Seu próprio Filho para morrer por ela, então, cada um deve estar pronto a entregar sua própria vida pelo outro.

 

PLANO DE DEUS

OBJETIVOS A SEREM A SEREM ALCANÇADOS

PROCEDIMENTO

CONFLITOS QUANDO SÃO VIOLADOS OS PRINCÍPIOS DE DEUS

ESPÍRITO

Consciência de Deus

Unidade no Espírito de Deus

A unidade espiritual é alcançada quando as duas pessoas podem, plena e livremente, compartilhar suas experiências em relação às maneiras como Deus está trabalhando em suas vidas.

Namoro/Noivado

Quando há envolvimento físico antes do casamento, o casal fica derrotado na vida cristã e perde a liberdade de compartilhar a sua fé. Tal procedimento traz frustrações, desconfiança e sentimentos de culpa

ALMA

Intelecto Emoções

Vontade

Unidade mental e emocional

A unidade da alma é alcançada através dos planos para o futuro feito pelo casal. Há um compartilhamento de coisas que gostam e não gostam para aprenderem como viver e trabalhar juntos.

Namoro/Noivado

Há uma luta muito grande para conservar as emoções originais, o romantismo começa a desaparecer. A personalidade da outra pessoa fica escondida.

CORPO

Físico

Unidade Física

No casamento a união física é consumada através do ato sexual. Mc 10.7,8; Gn 2.24; I Co 6.16; Hb 13.4; I Co 7.1-5.

Casamento

Auto-condenação e raízes de amargura se desenvolvem. Há falta de comunicação e sentimentos de desconfiança. A frieza se desenvolve através das lembranças. Sentimentos de culpa trazem frustrações e medo.

 

ALGUMAS SUGESTÕES SOBRE COMO DESENVOLVER OS PADRÕES DE DEUS NO NAMORO

 

A. No início do namoro, planejem atividades que envolvam participação em grupo. Isto vai ajudá-los a evitar situações e atividades que possam estimular seus impulsos sexuais. Em outras palavras, evitem longos períodos a sós.

 

B. Estabeleçam algumas regras de conduta no seu namoro ou noivado que sejam coerentes com os princípios bíblicos. Por exemplo: manter linhas de comunicação bem abertas sobre o relacionamento físico. Às vezes, as carícias estão sendo excessivas e um dos dois está sendo defraudado, ou ambos. Quando isso ocorrer, há necessidade de comunicar esse sentimento ao seu parceiro.

 

prática no relacionamento. Isto quer dizer que vocês vão ler a Palavra juntos e procurar aplicações práticas para sua vida. Por exemplo: podem estudar juntos o livro de Filipenses, procurando colocar em prática os seus princípios, conversando e orando sobre o que Deus falou aos seus corações.

 

D. Desenvolvam no ambiente de namoro um espírito de louvor e oração. Às vezes, serão somente alguns momentos, entregando uma certa atividade ou as suas vidas por um período de tempo. Outras vezes, depois de uma conversa séria sobre uma dificuldade que um ou outro está passando, será uma oração íntima e até com lágrimas. Um dos maiores problemas dos jovens casais é a incapacidade de orar, chorar juntos e louvar ao Senhor. Que casamento pobre quando não há este tipo de comunicação com o Pai Celestial!

 

E. Procurem ter uma comunicação aberta. Um dos maiores problemas do casamento é a falta de comunicação ou a comunicação não aceitável, como por exemplo, gritaria, paneladas na cabeça, etc. Aprendam logo no início do namoro a manter a linha aberta entre vocês e entre vocês e o Senhor. Isso vai exigir disciplina e esforço. Procurem resolver os problemas logo no início, sem deixar acumular conflitos e sentimentos de rancor contra seu parceiro. Desenvolvam um espírito de perdão. Aprendam a fazer as pazes e a esquecer as ofensas de um para com o outro. Uma noiva, com muito orgulho, algum tempo atrás me disse o seguinte: - Jaime, quero que você saiba que em nosso namoro e noivado eu e o meu noivo nunca brigamos, nem mesmo discutimos. Eu a fitei com um olhar de desconfiança e disse: - Não tenho bem certeza, mas acho que seu relacionamento está necessitando de mais honestidade e objetividade. Todo relacionamento tem que passar por provações e tempos difíceis, mas o amor verdadeiro usará a tribulação para que o relacionamento se torne mais profundo e significativo.

 

F. Procurem ler bons livros.  Uma palavra de advertência: durante o namoro, cuidado com as conversas íntimas sobre sexo. Isso pode levá-los a se despertarem sexualmente. Não há nenhuma dúvida em minha mente de que você quer um casamento feliz, vivido dentro do padrão de Deus. Para que isso aconteça, você deve construir a sua casa na rocha, que é Jesus Cristo e a Palavra de Deus. Decida em seu coração que baseará seu namoro nos princípios e propósitos de Deus. Que o Senhor os abençoe nesta decisão tão importante de suas vidas.

 

 

Eu terei somente um Namoro Cristão

       O casamento foi designado para ser uma unidade. São duas personalidades interligadas na harmonia de sentimentos, pensamentos e vontade. Um casamento misto, isto é, uma pessoa que confessa Jesus como Senhor de sua vida e uma pessoa que não confessa Jesus, desenvolvem uma vida marital mascarada, onde a unidade é um alvo que não será atingido. A Palavra de Deus mostra dogmaticamente com que tipo de pessoa você deve se casar. Em II Coríntios 6.14-18, o apóstolo Paulo nos diz:

"14 Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?

15 Que harmonia há entre Cristo e Belial? ou que parte tem o crente com o incrédulo?

16 E que consenso tem o santuário de Deus com ídolos? Pois nós somos santuário de Deus vivo, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

17 Pelo que, saí vós do meio deles e separai-vos, diz o Senhor; e não toqueis coisa imunda, e eu vos receberei;

18 e eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso."

        A imagem visual que Paulo escolheu neste trecho é a de uma junta de bois que estão lado a lado. Os coríntios entenderan que no Antigo Testamento Deus proibira a prática de lavrar com juntas de boi e jumento, dois animais de espécies diferentes (Deuteronômio 22.10).

        Os animais em canga desigual não podem lavrar o campo eficazmente porque não puxam juntos. Paulo etá dizendo que o cristão não deve igualar-se ao incrédulo, o que pode incluir casamento ou qualquer outro relacionamento íntimo da vida.

         Uma pessoa que não confessa Jesus Cristo como Senhor, não tem o espírito de Deus (I Coríntios 2.14). O crente tem o espírito de Deus, portanto possui a mente de Cristo. Isto é, ele tem capacidade de entender as coisas de Deus pelo Espírito que habita nele. Em um casamento desigual(misto), falta unidade espiritual, portanto, não há possibilidade de conversar sobre assuntos espirituais com harmonia e entendimento. Sem a presença do Espírito Santo, a mente do incrédulo é hostil para com Deus e não é possível estar sujeito à lei de Deus (Romanos 8.7). Esta hostilidade se manifesta no casamento através de uma atitude de indiferença ou, às vezes, agressão.

        Como crentes, nós somos a fragrância de Cristo, o bom perfume tanto para os que são salvos como para os que se perdem(II Coríntios 2.15,16). Para os que se perdem a Palavra de Deus diz que somos cheiro de morte. Em outras palavras, o crente pode exalar um odor desagradável, metaforicamente falando, para um parceiro descrente. Certamente isto não é uma boa receita para a felicidade matrimonial.

        A Palavra de Deus diz que quando nós nos convertemos, o amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Espírito Santo (Romanos 5.5). Entretanto, o parceiro descrente não pode corresponder com este mesmo amor. Isto força o parceiro crente a dar constantemente de si, mesmo sem ser correspondido.

       As instruções bíblicas concernentes ao casamento são as mesmas para o crente como para o descrente. Em Efésios 5.22-31, a Palavra de Deus ensina aos maridos a amarem as suas esposas com o amor ágape. É o mesmo amor que Cristo demonstrou à sua noiva, a igreja. Mas se este amor não for derramado em seu coração, ele será incapaz de amar a sua mulher dessa maneira.

       Neste mesmo trecho Paulo exorta as mulheres a serem submissas a seus maridos. A mulher descrente provavelmente não vai aceitar esta instrução, especialmente depois de ter sido desafiada, há alguns anos, pelo feminismo a lutar feroz e insanamente pela igualdade entre os sexos. Também, ela será incapaz de submeter-se a seu marido, sem o poder do Espírito Santo atuando em sua vida. Sendo assim, é absolutamente essencial que ambos sejam crentes em Jesus. Se você é uma moça e pretende casar-se com um rapaz descrente, você será obrigada a aceitar a liderança dele, que é uma liderança não cristã; Ou se você rapaz, está pensando em casar-se com uma moça descrente é provável que ela terá dificuldade em submeter-se à sua liderança por não entender o que é a submissão e por não ter capacidade espiritual para ser uma mulher de Deus.

[COMPARAÇÕES]

crente x descrente

justiça x injustiça

luz x trevas

Cristo x diabo

santuário de Deus x os ídolos

      Que privilégio poder juntos colocar as discórdias, desapontamentos ou crises diante do Senhor!

       Cheguei a conclusão, através dos muitos casos que tenho acompanhado, que realmente um casamento misto leva a consequências desastrosas. Pergunto: se há tanta tristeza em tais casamentos, por que esse problema se agra a cada dia ? Creio que há pelo menos QUATRO causas:

1. Duas pessoas incrédulas se casam. Depois, um se converte criando um casamento desigual.

2. Às vezes um crente casa achando que a outra pessoa é também crente. Ela se envolve emocionalmente a tal ponto que fica cega espiritualmente, impossibilitando o discernimento do estado espiritual do seu/sua noivo(a).

3. Em muitos casos o crente conscientemente desobedece o Senhor namorando um descrente. Mesmo sabendo que não é a vontade de Deus, está tão apaixonado(a) que é incapaz de tomar uma decisão "fria e objetiva", terminando com o relacionamento. Este caso me preocupa mais, porque o crente está vivendo em rebelião contra Deus independente das conseqüências de seu relacionamento.

4. Há uma falta de convicção e clareza nos líderes, isto é, pastores e conselheiros da igreja, para instruir a nossa mocidade sobre os conceitos bíblicos acerca do namoro, noivado, casamento e sexo.